CONCURSO PÚBLICO PARA A EMPREITADA DE DRAGAGEM DE EMERGÊNCIA DA BARRA DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Está a decorrer o CONCURSO PÚBLICO PARA A EMPREITADA DE DRAGAGEM DE EMERGÊNCIA DA BARRA DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ que prevê a Dragagem da Barra do Porto às cotas de 8.0 (Z.H.) na zona mais exposta à agitação marítima e6.5 m (Z.H.) no canal interior, necessárias ao pleno funcionamento do Porto, visando garantir condições de navegabilidade e de segurança do mesmo.



DIA 11 DE DEZEMBRO
Hasta Pública para regularização de terreno
Vai realizar-se uma Hasta Pública para regularização de uma parcela de terreno na Morraceira à cota 5 m (Z.H.), com cerca de 32000metros cúbicos de inertes provenientes de dragagens e dos muros de retenção dos mesmos. A Hasta Pública terá lugar na sede da empresa, no dia 11 de dezembro de 2012, pelas 11h00m. O Processo pode ser descarregado aqui.

FÓRUM «O POTENCIAL LOGÍSTICO DA REGIÃO CENTRO E DAS SUAS INFRAESTRUTURAS»
Reportagem fotográfica disponível na web
Já se encontra disponível na web site com a reportagem fotográfica integral do Fórum "O Potencial Logístico da Região Centro e das suas Infraestruturas", que decorreu esta terça-feira na Figueira da Foz e que contou com a presença do Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

AGORA NA FIGUEIRA DA FOZ
Autonomia dos portos volta a ser defendida esta terça-feira
“O Papel dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz no Desenvolvimento Regional e no reforço da competitividade do Centro” é o tema do fórum que se realiza esta terça-feira, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. O encontro dá continuidade à discussão efectuada anteriormente num evento realizado em Ílhavo, sob a mesma temática e com um objectivo comum: relevar a competitividade da região Centro e das suas empresas, valorizar o seu potencial logístico, capacitar a fixação de investimentos e facilitar as exportações.

FIGUEIRA DA FOZ
Extensa língua de areia, E-W. no 4.º norte da embocadura (9.06.1956)


REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DISPONÍVEL NA WEB
Assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego
Já se encontra disponível, na web, site com a reportagem fotográfica da assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego. 

O acto decorreu na sede da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), a 6 de Setembro de 2012.
José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz; João Ataíde, Presidente da Câmara da Figueira da Foz e Carlos Costa, pela concessionária Atlanticeagle Shipbuilding, proferiram breves intervenções antes da assinatura do contrato.


VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
Lugre «José Alberto» em dificuldades - Setembro de 1953



Gonçalo Cadilhe e a Figueira da Foz
É um homem de mar e de lugares com quatro estações. Já correu o mundo quase todo, mas regressa sempre à Figueira da Foz. Diz que é um local “mágico”, onde por vezes há a luz do Sul, noutras ocasiões o nevoeiro do Norte.
Não é monótono, pelo contrário: Gonçalo Cadilhe já fez muitas viagens lá, entre Buarcos, o Cabo Mondego e a serra da Boa Viagem.


CAIS DA MEMÓRIA II - O PORTO E A CIDADE DA FIGUEIRA DA FOZ EM FOTOS DE OUTROS TEMPOS
Segundo vídeo-foto disponível na web
Vemos o formigueiro da lota, o José Alberto a fumegar e muitos outros registos. 158 tomas fotográficas com mimos a acompanhar nas molduras, viagem pela Figueira da Foz de outros tempos, de 15 de Fevereiro de 1941, do seu porto, álbum fechado a 9 de Junho de 1956.

REACTIVAÇÃO DOS ESTALEIROS NAVAIS DO MONDEGO
José Luís Cacho dá grande ênfase à criação de emprego
Na intervenção proferida esta quinta-feira, na cerimónia de assinatura do contrato de concessão dos Estaleiros Navais do Mondego, José Luís Cacho sublinhou a "valorização dos postos de trabalho e da integração dos ex-trabalhadores dos estaleiros" como uma das virtualidades do projecto assumido pela nova concessionária.
O Presidente do Porto da Figueira da Foz deu ainda destaque ao apoio recebido por parte da tutela (leia-se Ministério da Economia e Secretaria de Estado dos Transportes), em todo o processo.